Pular para o conteúdo

O segredo do restaurante revelado como cozinhar feijão com caldo grosso em casa

O segredo do restaurante revelado como cozinhar feijão com caldo grosso em casa
O segredo do restaurante revelado como cozinhar feijão com caldo grosso em casa

Você já se perguntou como os restaurantes conseguem fazer um feijão com caldo grosso tão delicioso? Aquele sabor incrível e a textura perfeita podem parecer um mistério, mas hoje vamos revelar o segredo e ensinar você a fazer esse prato em casa. Com esta receita sensacional, seu feijão com caldo grosso estará pronto em um piscar de olhos, sem causar desconfortos. Prepare-se para impressionar sua família e amigos com essa iguaria irresistível.

Ingredientes Necessários

Antes de mergulharmos na preparação, vamos dar uma olhada nos ingredientes que você precisará para fazer o feijão com caldo grosso perfeito em casa. Anote tudo:

  • 1 kg de feijão da sua preferência
  • 5 rodelas de limão (ou 3 colheres de sopa de vinagre de álcool)
  • 1 cebola pequena inteira
  • 2 dentes de alho inteiros
  • Água (o quanto baste)
  • Colorau, cominho, louro e sal (a gosto)
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • ½ colher de sopa de banha de porco

Agora que temos todos os ingredientes em mãos, vamos ao passo a passo para cozinhar o feijão com caldo grosso digno de restaurante.

Passo 1: Higienização e Pré-Preparo do Feijão

  1. Comece higienizando bem o feijão. É importante retirar qualquer impureza ou grãos defeituosos. Utilize uma peneira para fazer isso.
  2. Em seguida, coloque o feijão em uma vasilha e cubra-o com água quente. Adicione as rodelas de limão (ou vinagre de álcool) para ajudar a amolecer o feijão. Deixe o feijão de molho nessa água por cerca de meia hora.
  3. Passado o tempo de molho, retire as rodelas de limão e escorra a água. Higienize o feijão novamente em água corrente para remover qualquer resíduo do limão.

Passo 2: Preparando o Feijão na Panela de Pressão

  1. Na panela de pressão, coloque o feijão já higienizado. Adicione a cebola pequena inteira, os 2 dentes de alho inteiros, uma pitada de cominho, algumas folhas de louro, sal a gosto e uma pitada de colorau para dar aquela cor e sabor característicos.
  2. Certifique-se de que o feijão esteja coberto por água, deixando aproximadamente dois dedos de água acima do nível dos grãos. Não ultrapasse esse limite, pois a panela de pressão não deve ficar muito cheia.
  3. Leve a panela de pressão ao fogo alto e, assim que a pressão for atingida, reduza o fogo para médio e cozinhe por 15 minutos.
  4. Após os 15 minutos, desligue o fogo e espere a pressão ser liberada naturalmente. Isso garantirá que o feijão fique bem cozido e saboroso.
  5. Retire a cebola e os dentes de alho da panela. Esmague-os bem e retorne à panela de pressão.

Passo 3: Finalizando com Sabor

  1. Em uma outra panela, aqueça a banha de porco. Quando estiver bem quente, adicione os 3 dentes de alho picadinhos e frite até que fiquem dourados e aromáticos.
  2. Reacenda o fogo da panela de pressão com o feijão e adicione o alho frito, juntamente com o alho e a cebola esmagados.
  3. Ferva até que o caldo atinja a consistência desejada. Se preferir o caldo mais grosso, deixe ferver por um pouco mais de tempo.

Dicas Adicionais

Agora que você dominou a arte de como cozinhar feijão com caldo grosso, aqui estão algumas dicas adicionais para aprimorar ainda mais o seu prato:

  • Sirva o feijão com caldo grosso acompanhado de arroz branco, couve refogada e uma deliciosa carne de sua escolha. É uma combinação clássica e irresistível.
  • Experimente variar os temperos de acordo com o seu gosto pessoal. Você pode adicionar pimenta, páprica ou outros ingredientes para dar um toque único à sua receita.
  • Lembre-se de que o segredo para um caldo grosso está no tempo de cozimento e na quantidade de água. Se preferir um caldo mais líquido, adicione água durante o cozimento.
  • Para economizar tempo, você pode utilizar feijão enlatado ou pré-cozido, mas lembre-se de ajustar o tempo de cozimento e a quantidade de água de acordo.
  • Não deixe de experimentar diferentes tipos de feijão, como feijão-preto, feijão-carioca ou feijão-roxo, para variar o sabor do prato.

Agora que você possui a receita completa e todas as dicas necessárias, é hora de colocar as mãos na massa e preparar um feijão com caldo grosso que vai surpreender a todos. Reúna os ingredientes, siga o passo a passo e desfrute dessa iguaria deliciosa no conforto da sua casa. Compartilhe suas experiências nos comentários e não hesite em personalizar a receita de acordo com o seu gosto. Bom apetite!

Você também pode gostar: Como fazer Roda de Carreta com apenas 2 ingredientes
 Quebra-Queixo uma delícia tradicional com gostinho de infância
 Aprenda como fazer bolinho de batata doce sem trigo e sem leite
Tempero caseiro para deixar suas comidas mais deliciosas
Misturinha caseira veja multiuso economia e eficiência na limpeza doméstica
Fermento caseiro para pão com apenas 2 ingredientes que você tem em casa

Siga a gente também em nossa página do Facebook CuzCuz